A IMPORTÂNCIA DA BATIMETRIA

Hidrovia

Após os episódios de cheias no estado, os levantamentos batimétricos se demonstraram importantes aliados no planejamento dos cursos hídricos, com influência direta na vida da população que ocupa as áreas no entorno dessas massas d'água.

A batimetria consiste no estudo e mapeamento das profundidades e formas dos leitos de corpos d’água, como rios, lagos, mares e oceanos. Essencial para navegação, gestão de recursos hídricos, dragagem e desassoreamento, a batimetria permite calcular volumes de água e sedimentos, manter canais navegáveis e prevenir enchentes.
Por meio da batimetria, torna-se possível calcular o volume d’água de um reservatório ou trecho de um rio a partir de um modelo digital do terreno (MDT) do fundo em diferentes níveis de profundidade, bem como identificar volumes de sedimentos que podem ser dragagos. Esses cálculos são cruciais para a gestão dos recursos hídricos, permitindo identificar os pontos de maior volume de sedimento passível de dragagem, avaliar a capacidade de armazenamento de água, prever inundações e planejar o uso sustentável desses recursos.
Com a realização dos levantamentos batimétricos, é possível planejar, executar e avaliar as atividades de dragagens de determinada região de estudo, sendo essa uma atividade essencial para manter a navegabilidade de canais, portos e rios, bem como para prevenir enchentes a partir da retirada consciente de sedimentos do leito.
São os estudos batimétricos que possibilitam identificar as áreas onde os sedimentos se acumulam e precisam ser removidos e ajudam a monitorar a profundidade em tempo real, garantindo que os objetivos de dragagem sejam alcançados sem causar danos ao ambiente subaquático.
Ainda, a batimetria desempenha um papel crítico no desassoreamento. O desassoreamento é um tipo de dragagem focado na remoção de sedimentos (assoreamento) que se acumulam e reduzem a profundidade de corpos d’água, processo vital para a restauração de reservatórios, rios e canais, evitando problemas como enchentes, perda de habitat aquático e redução na qualidade da água.